ANÁLISE TURÍSTICA
DO MUNICÍPIO
DE NOVA FRIBURGO
1) APRESENTAÇÃO
2) SITUAÇÃO
ATUAL
3) EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS
4) MATERIAL DE APOIO
5) CAMPANHAS TURÍSTICAS
6) PONTOS TURÍSTICOS
7) CALENDÁRIO TURÍSTICO
8) GASTO ESTIMADO POR
TURISTAS.
AUTOR DO ESTUDO: MANOEL CARLOS DE CARVALHO
JANEIRO DE 1988, ATUALIZADO EM DEZEMBRO DE 2012
1) APRESENTAÇÃO.
A proposta que estamos encaminhando à apreciação
de V.S; foi elaborada com a experiência de quem participou do desenvolvimento turístico do nosso município como hoteleiro,
promotor de eventos e choperias desde o
inicio da década de 80.
Participou da realização da maioria
dos eventos citados nesta análise, como realizador, coordenador, produtor, assessor e etc...
Esta experiência possibilitou a conclusão deste parecer, com a
convicção que só a experiência permite, e na esperança de ver o desenvolvimento
que o turismo de Nova Friburgo merece.
Para
uma melhor avaliação da nossa situação consideramos também o porquê do
crescimento do turismo nos municípios vizinhos como, Teresópolis e Petrópolis.
A
nossa opinião é que Nova Friburgo está desestruturada para o tipo de turismo
padrão, que é de visitação de pontos turísticos, culturais, beleza arquitetônica,
folclore e etc.. porque hoje temos pouco para oferecer. A insegurança gerada
pela mídia ao divulgar os crimes e tragédia que ultimamente tem manchado a
nossa imagem. A falta de continuidade dos eventos tradicionais e a baixa
qualidade dos grande eventos, que a cada ano muda de nome também contribuiu
para a situação atual.
O
turismo friburguense esteve apoiado na década de 80, em realizações de eventos
de massa de qualidade, mas infelizmente esses eventos perderam o efeito de
continuidade e qualidade, acarretando falta de patrocínio e conseqüentemente
seu término o que vem prejudicando
sobremaneira a nossa economia.
A nossa conclusão é que
não temos recursos financeiros e tempo para investir na recuperação de todos os
setores turísticos, devido o estado da nossa economia, fragilizada. Assim
sendo, sugerimos que os poucos recursos de que dispomos devem ser aplicados em
eventos de retorno imediato e que a relação custo beneficio seja altamente
compensador para os patrocinadores, comércio em geral e cofres públicos da
cidade.
Acreditamos
que a implantação de um calendário de eventos turísticos por mãos experientes,
com o apoio da Prefeitura Municipal – PMNF e todos os segmentos dependentes do
turismo, como a rede hoteleira, restaurantes, bares e comércio em geral dentro
das diretrizes desta análise, resultará no resgate da nossa economia e
conseqüentemente a recuperação do mercado de trabalho no setor hoteleiro e
comércio em geral.
Com os
benefícios financeiros a municipalidade terá mais recursos para preparar a
cidade; limpeza, sinalização, segurança, manutenção dos pontos turísticos,
verba para Séc. de Turismo e etc...
2)
SITUAÇÃO ATUAL
A
nossa opinião é de que não houve em nosso município uma política turística
adequada ao nosso potencial e conseqüentemente não se desenvolveu
especializações junto aos segmentos empresariais como: hotelaria, restaurantes,
bares e o comércio em geral, que dependem diretamente do turista. E o resultado
disso, é que perdemos a qualidade mínima exigida nos serviços básicos, deixamos
de ser a maior e melhor rede hoteleira do interior do Estado.
A
nossa rede hoteleira está estagnada; nos últimos anos, poucos foram os pequenos
hotéis e pousadas que se construiu e perdemos um hotel 4 estrelas, ao passo que
em Teresópolis, já se conta com hotéis 5
e 4 estrelas, além de excelentes
hotéis-fazendas e pousadas.
A
nossa proposta turística realizada profissionalmente, criaria aproximadamente
4.000 empregos em 3 meses, gerando um mercado consumidor que faria circular em
nosso município, milhões de reais mensalmente no comércio, rede hoteleira,
bares, restaurantes, entretenimento e etc.
O
turismo tem condições de aumentar a arrecadação do município, proporcionando um
maior desenvolvimento social, obras de saneamento, melhorias na saúde e
educação, sem que seja necessário aumentar a tributação.
Este
estudo, proposta se for realizado garantidamente surpreenderá a muitos com a
verdadeira extensão do potencial turístico friburguense.
3)
EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS
Os
equipamentos turísticos, contudo, oferecem mais opções de lazer, tornando a
cidade mais atraente.
Perdemos na tragédia o
teleférico existente na Praça do Suspiro e atualmente estamos pobres nesse
setor, sendo necessário maior empenho na recuperação e divulgação dos equipamentos
e a atrações turísticas existentes, e investir em novas como:
·
Zoológico
·
Museus
·
Pista de skate e bicicross
·
Criação de um Centro de Convenções
·
Parque de Exposições
·
Parques públicos
·
Mapeamento de trilhas OFF ROAD
·
Esportes radicais
·
Etc.
Estes equipamentos tornam a visita
do turista mais atraente e ajudam a prolongar sua estadia, fazendo com que ele
retorne com mais freqüência à nossa cidade.
Se o governo demonstrar
interesse em desenvolver o TURISMO no nosso município, certamente conquistará a
confiança de empresariados para investir na implantação desses equipamentos
turísticos.
4)
MATERIAL DE APOIO
Calendário
mensal e anual de atividades culturais, artísticas, musicais, esportivas.
Baners
de alta qualidade com motivos friburguenses, para serem enviados às agências de
turismo do Rio, São Paulo, Campos e vitória....
Criar
fitas de vídeo para as agências de turismo.
Conseguir
que coloquem o nome de NOVA FRIBURGO nas placas indicativas de trânsito na
PONTE RIO-NITERÓI e em todo o percurso das seguintes estradas: Friburgo –
Itaboraí, Rio – Petrópolis e Rio – Teresópolis.
Um
“OUT DOOR” VISITE FRIBURGO, na ponte Rio – Niterói, nas estradas Rio –
Petrópolis e Rio – Teresópolis.
Criar
adesivos institucionais para carros particulares.
Abrir
espaço com apoio da municipalidade, para a realização de eventos religiosos,
empresariais, esotéricos, convenções,
encontros e simpósios, etc...
5)
CAMPANHAS TURÍSTICAS
Baseando-nos em experiência de pequenos e grandes eventos na área de
lazer e esportiva, sugerimos a criação das seguintes campanhas:
a) Nova
Friburgo - “ Capital do VÔO LIVRE ”
b) Nova
Friburgo - “ Cidade da TRUTA ”
c) Nova
Friburgo - “ Cidade do VERDE ”
d) Nova
Friburgo - “ Cidade ESOTÉRICA ”
e) Nova
Friburgo - “ Capital do Motociclismo”
a)
Com base no sucesso dos
eventos de VÔO LIVRE, parapeCntes, realizados pela primeira vez há 30 anos
podemos tornar essa cidade atrativa aos aficionados desse esporte como:
-
Realizaríamos vários encontros como campeonatos, festivais, exibições e
possivelmente, vôo duplo.
-
O Estado do Rio de Janeiro tem aproximadamente 100.000 voadores, entre
ativos e inativos. É fácil constata-los através sites, emails dos clubes, federações
e points de vôo livre.
Considerando
as excelentes condições de vôo livre como:
-
A rampa mais alta do Brasil, com acesso pavimentado.
-
Desnível de mais de 1000 m. De altura da rampa para o pouso.
-
Condições do evento sempre favoráveis à decolagem.
-
Distância de apenas 100 km do Rio e de Niterói, dos dois maiores pólos da
prática de vôo livre.
-
É considerado por muitos voadores como um lugar lindo para voar com excelentes
térmicas ( correntes ascendentes ), liftings, etc... A experiência nos permite
afirmar que em 6 meses a nossa cidade seria reconhecida como o maior point do
interior do Estado do Rio e até do Brasil.
a)
Cidade da Truta
Nova Friburgo ocupa um lugar de destaque no
Estado do Rio, como criador de trutas. Contudo, são poucos os restaurantes e
hotéis que utilizam em seus cardápios.
SUGERIMOS:
- Ampliar o Festival existente
“FEST-TRUTA”. De modo atingir um público maior no Rio de Janeiro e Niterói.
-
Incentivar os hotéis e restaurantes a incluir truta em seus cardápios.
- Tornar o acesso as truticulturas mais fácil
através de sinalização.
b) A Cidade Verde
- Divulgar passeios ecológicos.
c)
A Cidade dos Artistas
Sugerimos que cada hotel semanalmente
oferecesse algumas de suas UH, como cortesia, aos artistas e diretores das TVs.
Em pouco tempo, a nossa cidade será cognominada “CIDADE DOS ARTISTAS”, o que
traria muitos turistas, a exemplo do HOTEL OLIFAS que é constantemente utilizado como lugar de
hospedagem e locação para várias novelas, além de comerciais, para as redes
“Globo” e “Manchete”. O que garantidamente, promoveu a nível nacional o citado
Hotel e o nosso município. Com a implantação desta campanha, em poucos meses
Nova Friburgo será nacionalmente conhecida, o que nos beneficiará com um fluxo
constante de turistas que virão passar suas férias, lua de mel, fins de semana,
na certeza que terão o prazer de conhecer de perto alguns de seus ídolos.
Tudo isto foi devidamente comprovado durante
a minha gestão no Hotel Olifas, ao longo de 5 anos de trabalho.
Neste período, Nova Friburgo permaneceu na
tela da TV diariamente através das maiores emissoras de televisão do país,
Globo, Manchete, TVS, Bandeirantes. Foram mais de 10 novelas no horário nobres
e famosos especiais.
6) PONTOS TURÍSTICOS
Infelizmente
o abandono é total neste setor, considerando o nosso grande potencial. Não
temos nem a manutenção mínima necessária para manter aberto as FURNAS DO CATETE E A PEDRA DO CÃO SENTADO,
monumento símbolo do nosso município, inexplicavelmente é muito mal
administrado. Este capricho da natureza poderá se transformar em uma grande
atração internacional, uma vez que os turistas do 1o mundo são
grandes apreciadores de monumentos naturais.
Outros pontos como o Véu da Noiva, de fácil
acesso, também em total abandono, tem a sua beleza escondida por de traz dos
eucaliptos plantados entre o mirante e a cachoeira.
É impossível acreditar-se que uma região tão
rica em beleza natural, potencial este de reconhecimento nacional, possui
poucos pontos turísticos conhecidos e
abandonados. Esta insensibilidade faz com que outros pontos turísticos de
grande atrativo permaneçam no esquecimento e inexplorados como: Toca da Onça,
Pedra Riscada, Encontro dos Rios, monumentos naturais como Três Picos, as
Catarinas, Pedra do Elefante ( Imperador ), o Pico da Caledônia, locais estes
que proporcionam passeios, caminhadas, escaladas maravilhosas. Garantidamente,
estas são algumas das muitas opções que possuímos e podemos explorar, gerando
recursos financeiros, empregos, etc...
A realização deste CALENDÁRIO pode seguir a
seguinte diretriz:
Primeiro
ano: de 04 a 06 eventos
Segundo
ano: de 06 a 08 eventos
Terceiro
ano: de 08 a 12 eventos
Quarto ano:
mínimo de 12 eventos
O
sucesso desses acontecimentos deve despertar o interesse dos empresários e
promotores, fazendo aparecer novas sugestões e outros investidores.
A
implantação deste calendário em pouco tempo gerará o crescimento do setor de
bar, boate, discoteca, equipamentos turísticos, tornando Nova Friburgo cada vez
mais atraente.
Estes
eventos devem ser realizados com o apoio político e o de infra-estrutura da
prefeitura junto com o patrocínio de grandes empresas nacionais e até
internacionais, como: Brahma, Coca-Cola, Kaiser, Lacta, Caloi e outras mais e
de empresas da região. Dessa forma, a municipalidade desprenderá de poucos
recursos financeiros com tais eventos e terá o retorno financeiro garantido com
o aumento do recolhimento dos impostos, como: ISS, IPTU, ROYALTY, sobre os
combustíveis e etc...
A
realização deste calendário implicará em um considerável aumento da arrecadação
de impostos do município, sem que haja a necessidade do aumento da alíquota dos
impostos.
RELAÇÃO DOS EVENTOS DE MASSA QUE PODERÃO SER
REALIZADOS COM A MAIS ABSOLUTA GARANTIA DE SUCESSO.
EVENTOS
CULTURAIS: - FEIRA DA
BONDADE
- FEIRA DAS
COLONIAS
-
FESTIVAL INTERNACIONAL DE BONECOS
-
ENCONTRO NACIONAL E ESTADUAL DE BANDAS DE
MÚSICA CIVIL
-
FESTIVAL DE FOLIAS DE REIS / FESTA JUNINA / ETC.
-
FESTIVAL DE INVERNO
- FESTIVAL DE VÍDEO E TELEVISÃO (Idealização Manoel Carlos)
- MARATONA DE ARTES PLÁSTICAS (Idealização Manoel Carlos)
ESPORTIVOS: -
CAMPEONATOS FRIB. / EST. / NAC. / INT.
- CICLISMO – MOUNT BIKE
-
CORRIDAS – RALLY / RUSTICAS / ETC.
- CAMPEONATO DE VÔO
LIVRE *
- CAMPEONATO DE CANOAGEM*
- CAMPEONATO DE MOTOCROSS*
- CAMPEONATO DE SKATE*
- FESTIVAL COUNTRY*
- CAMPEONATO DE LUTAS MARCIAIS*
- PROVAS HÍPICAS*
MUSICAIS: -
MAIFEST ( festival de inverno )
- FRIBURGO FESTIVAL*
-
SAMBA CHOPP *
7) CALENDÁRIO TURÍSTICO
Infelizmente os
nossos eventos turísticos não sofreram o efeito de continuidade, sendo
realizados apenas uma ou duas vezes, apesar de enorme sucesso obtido.
Sugerimos a reedição
de tais eventos pela experiência adquirida e o sucesso alcançado dos mesmos.
Grandes eventos já
realizados:
- MAIFEST
- EXPOSIÇÃO DE HORTI
GRANJEIROS
- EXPOSIÇÃO DE FLORES ” ( Friburgo já foi chamada cidade dos cravos )
- EXPOSIÇÃO E LEILÃO DE
CAVALOS
- FESTIVAL DE TEATRO AMADOR
- FEIRA DA BONDADE
- FESTAS DAS COLÔNIAS
-
ENCONTRO NACIONAL DE MOTOCICLISTAS
DE NOVA FRIBURGO
-
FRIBURGO FESTIVAL`*
-
FESTIVAL COUNTRY*
SUGERIMOS:
- ENCONTRO
NACIONAL DE JEEPEIROS DE NOVA FRIBURGO*
- FESTIVAL DE VÍDEO E TELEVISÃO*
- MARATONA DE ARTES
PLÁSTICAS*
-
SAMBA, CHOPP E CIA ( Carnaval no
inverno, voltado para arrecadar fundos
para o carnaval das Escolas de Samba )*
- FESTIVAL DAS ARTES MARCIAIS
*
- FESTIVAL DA DANÇA
- FESTIVAL DE INVERNO
- FESTIVAL DA PRIMAVERA*
- CAMPEONATOS ESPORTIVOS RADICAIS*
Nova Friburgo, 2012.
_____________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário